Ortodontia: o que você precisa saber!

Abaixo você irá ler as dúvidas mais comuns em relação ao tratamento de aparelhos com o Cirurgião-Dentista Dr.Leandro Nicolau Ferreira responsável pela INTEGRALE CENTER--ODONTOLOGIA.


O que é a Ortodontia?
É uma especialidade da Odontologia que previne e corrige as alterações dentárias. Quando dentes não se encaixam bem, acontecem problemas na mastigação, podendo causar dor de cabeça, dificuldades na fala e na respiração, dores musculares e até falta de auto-estima.

Quando o tratamento ortodôntico deve ser indicado?
Quando começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes( Por volta dos 6 anos de idade) é hora de fazer uma avaliação. O tratamento preventivo é feito nesse momento e pode implicar em simples orientação ou na instalação de aparelhos, dependendo do problema. Em muitos pacientes, obtém-se melhores resultados com um tratamento precoce enquanto os maxilares têm bastante potencial de crescimento. Portanto, a prevenção pode ser muito importante para o sucesso do tratamento ortodôntico.

Quanto tempo dura o tratamento?
A duração do tratamento depende de vários fatores como: idade do paciente, o tipo do problema apresentado, a resposta do organismo da pessoa ao tratamento, principalmente, a colaboração do paciente. Mas, em média o tratamento pode durar de um ano e meio a três anos.

O paciente adulto pode se submeter ao tratamento ortodôntico?
Sim. Não existe idade máxima para a realização do tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de sustentação dos dentes, que podem chegar a contra indicar o tratamento. Este pode ser mais lento e limitado, devido à falta de crescimento ósseo, problemas periodontais, perdas de dentes e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à próteses ou restaurações extensas.

Porque o tratamento ortodôntico é importante?
Por que um sorriso bonito é também um sorriso saudável. Dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries e a perda de dentes. Dentes bem posicionados podem melhorar a estética, a harmonia da face, a mastigação e a fonação.

Como são os aparelhos?
Basicamente podem ser fixos ou removíveis, de metal ou combinados com resinas. Cada um tem uma função e um desenho específico para desenvolver os movimentos desejados. Atualmente, os aparelhos causam menos desconforto do que há anos atrás devido aos novos desenhos, técnicas e materiais utilizados.

Quais os tipos de correções utilizadas?
Atualmente, inicia-se o tratamento com conduta mais simples, com manutenção de espaços nos casos de perda prematura de dentes, corrigindo até os casos mais complexos, como os tratamentos ortodônticos associados com o aumento ou diminuição cirúrgica dos maxilares.

É dolorido o tratamento com aparelhos?
O tratamento ortodôntico, no inicio causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes mensais. A grande vantagem é que hoje os aparelhos que uso no tratamento possuem tamanho reduzido, o que aumenta o conforto para o paciente.

É necessário extrair dentes permanentes?
Geralmente, a extração de dentes permanentes se faz necessário, principalmente nos casos em que há falta de espaços para a acomodação de todos os dentes na arcada. O resultado após a extração proporciona um perfil facial mais agradável, harmonioso, com lábios contactados, sem esforço muscular e perfeita harmonia dentária. Quando bem indicada a extração não traz prejuízo algum ao paciente.

Existe possibilidade dos dentes retornarem à posição original?
À posição original, não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento, de perfeita execução da técnica ortodôntica, bem como da utilização correta dos aparelhos de contenção após a remoção do aparelho fixo.

Como sei que preciso usar aparelho?
Normalmente as pessoas que colocam aparelho não estão contentes com a posição de seus dentes e reclamam do problema estético que essa má posição causa. Más, é importante salientar que o tratamento envolve outros aspectos que muitas vezes o paciente não percebe e que é necessário que ele saiba para se conseguir um resultado excelente. Na nossa clínica gostamos de explicar todo o tratamento antes que ele aconteça, para que o paciente se sinta seguro do que ele quer.

ELEVE SUA AUTO-ESTIMA, INVISTA NO SEU SORRISO!!!

Dr. Leandro Nicolau,Cirurgião-Dentista membro da equipe INTEGRALE CENTER-ODONTOLOGIA, Rua: São Vicente de Paula ,148 Piraju-Sp tel: 3351-1638

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

+Matérias

  .
COMO VOCÊ PODE TRANSFORMAR SEU SORRISO

Se você tem uma boa apresentação e se expressa muito bem, saiba que isso não é suficiente quando seus dentes não são bem cuidados. Nesse caso, a estética bucal torna-se muito importante para valorizar o seu rosto e melhorar a sua qualidade de vida. ...

  .
DENTISTA TEEN

É na adolescência que transformamos nosso corpo, descobrimos coisas novas e decidimos o que queremos da vida. Portanto nada mais justo do que ter um tratamento odontológico especial para essa galerinha. ...

  .
HALITOSE

A palavra halitose é formada por “hálitos”que significa ar expirado e “osis”que significa patologia ou doença. A halitose é portanto, o mau hálito presente no ar expelido pelos pulmões , pela boca ou pelas narinas. É também conhecida como hálito féti ...

  .
ADULTOS TAMBÉM PODEM USAR APARELHOS ORTODÔNTICOS?

Sim, os pacientes que possuem desajustes na posição dos dentes ou no tamanho dos ossos da face, com conseqüente desarmonia muscular, devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, mesmo quando em idade adulta. O descuido com a oclusão pode resultar ...

  .
Ortodontia: o que você precisa saber!

Abaixo você irá ler as dúvidas mais comuns em relação ao tratamento de aparelhos com o Cirurgião-Dentista Dr.Leandro Nicolau Ferreira responsável pela INTEGRALE CENTER--ODONTOLOGIA. ...
+ Ver todas as Matérias:
 
 
 

© 2014 - INTEGRALE CENTER - Odontologia
Rua São Vicente de Paula, 148 - Centro - Piraju-SP - Fone: 14 3351-1638
 e-mail: leandro@integralecenter.com.br